Guild Wars 2 PvP Guia Para Iniciantes
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PvP em Guild Wars 2: Atrações e Vantagens
O PvP em Guild Wars 2 é uma experiência excepcional, graças ao seu sistema de combate dinâmico que favorece a fluidez de movimento. Diferente de outros jogos, a ausência de uma trindade rígida de papéis permite que os jogadores escolham livremente suas classes e estilos de jogo.
Uma das principais vantagens do PvP em GW2 é a sua acessibilidade. Os jogadores podem criar novos personagens e entrar em batalhas PvP imediatamente, sem a necessidade de passar por longos processos de grind para obter equipamentos ou subir de nível. Isso torna a experiência muito mais agradável e inclusiva.
Além disso, o jogo oferece um teto de habilidade elevado, proporcionando amplas oportunidades para a autoexpressão e o aprimoramento contínuo. Essa combinação de acessibilidade e profundidade de gameplay torna o PvP de Guild Wars 2 não apenas atrativo, mas também altamente viciante, pois você sempre pode buscar melhorar suas habilidades e estratégias.
- 1º Qual classe jogar?
- 2º Começando
- 3º Equipamento
- 4º Traits e Utilities
- 5º Modos de jogo PvP
- 6º Recompensas
- 7º Interface do usuário (PvP)
- 8º Combate em Downed State (Caído)
Veja: Guia de Mapas e Estrutura PvP
Veja : Builds PvP
1º Qual classe jogar?
Uma das perguntas mais frequentes e relevantes que as pessoas fazem é sobre qual classe escolher para jogar. Cada jogador tem uma preferência, seja pela estética, estilo de jogo ou outros fatores. Se a sua intenção é vencer, é geralmente mais eficaz optar pela classe em que você se destaca, em vez de se prender apenas às classes consideradas “meta”, esperando que elas façam milagres.
Por outro lado, se você é iniciante em MODO PvP e não quer se aprofundar demais de imediato, há certas classes que costumam ser mais acessíveis. Ranger, Necromancer e Guardian são bastante diretas. Já Engineer, Warrior e Elementalist podem ser mais desafiadoras, exigindo o aprendizado de mais habilidades e mecânicas, tornando-as mais complexas. As classes mais difíceis de dominar são Revenant, Mesmer e Thief, pois elas dependem mais do conhecimento do jogo, do timing e do posicionamento.
Escolha a classe que mais lhe agrada; afinal, você pode experimentar todas diretamente no PvP, preferencialmente em partidas não ranqueadas. Ninguém irá julgá-lo se você estiver jogando mal ou casualmente para aprender, já que a maioria dos jogadores está lá com o mesmo objetivo.
2º Começando
Após selecionar sua classe e concluir o tutorial, você pode acessar o lobby PvP, que possui diversos locais interessantes. Os três mais relevantes são:
- Market Waypoint: Aqui estão os vendedores, onde os jogadores podem acessar serviços e recompensas.
- Arena Waypoint: Um espaço onde os jogadores podem se enfrentar em um ambiente descontraído, ideal para aquecer antes de uma partida.
- Training Waypoint: Um local dedicado à prática, onde os jogadores podem testar seus combos de habilidades contra NPCs controlados por inteligência artificial e golems de treinamento.
Os vendedores localizados ao norte oferecem uma variedade de serviços essenciais, como acesso ao banco e à estação de troca. Um vendedor importante é Evan Fleshgore, que comercializa armas de nível básico a preços muito acessíveis. Isso é crucial, pois jogadores que se dedicam apenas ao PvP precisarão de uma arma básica para sua build. Como as estatísticas não são relevantes nesse contexto, eles podem utilizar qualquer arma, desde que seja do tipo que necessitam.
Vendor de Equipamentos Evan Fleshgore
3º Equipamento
O equipamento pode ser acessado na aba superior do painel do herói, que pode ser aberto pela tecla de atalho padrão (H) ou clicando no ícone de escudo no menu do lobby PvP. Todas as classes têm acesso ao mesmo conjunto de equipamentos. Para essa parte da sua build, você precisará ajustar quatro itens:
- Amulet
- Rune
- Weapons
- Sigils
No PvP, você usa um único amuleto que define a maior parte das suas estatísticas, em vez de várias peças de equipamento, como ocorre no PvE ou WvW. Isso reduz as combinações de estatísticas, tornando o sistema mais simples e fácil de equilibrar. A runa fornece um aumento adicional nas estatísticas, além de alguns efeitos exclusivos.
As armas determinam as habilidades que aparecem no lado esquerdo da sua barra de VIDA. Essas habilidades geralmente interagem com a mecânica da sua classe e podem variar bastante em função disso. Por fim, é importante escolher Sigils para os dois conjuntos de armas que você usa. Eles só ficam ativos quando você está empunhando o respectivo conjunto de armas.
4º Traits e Utilities
O outro aspecto importante da sua build PvP são as traits e as habilidades utilitárias (utility skills), que podem ser encontradas na aba logo abaixo da de equipamento.
Cada classe pode usar até 3 especializações ao mesmo tempo, escolhidas entre 5 especializações principais. Se o jogador tiver comprado expansões, ele também terá acesso às especializações de elite. A última especialização disponível pode ser substituída por uma especialização de elite, que altera significativamente a mecânica da sua classe e adiciona novas traits. Vale lembrar que apenas uma especialização de elite pode ser usada por vez.
As cinco habilidades no lado direito da sua barra de VIDA incluem: sua habilidade de cura, três habilidades utilitárias (utility) e sua habilidade de elite. Geralmente, é importante garantir que sua build tenha uma boa capacidade de remover condições, duas habilidades que quebram atordoamentos, além de um bom equilíbrio entre mobilidade e sustentação.
O sistema de combate do Guild Wars 2 foi cuidadosamente projetado em torno de dois principais conceitos: Boons (benefícios) e Conditions (condições). Isso simplifica a maioria das habilidades, que se baseiam em uma combinação desses dois efeitos.
5º Modos de jogo PvP
No PvP, existem vários submodos de jogo disponíveis:
- Conquista não ranqueada (Unranked Conquest)
- Conquista ranqueada (Ranked Conquest)
- Torneios automatizados (Automated Tournaments – AT)
- Fortaleza não ranqueada (Unranked Stronghold)
- 2v2/3v3
A maioria desses modos pode ser acessada pela primeira aba do Painel PvP. Inicialmente, você só poderá participar de partidas não ranqueadas e personalizadas. Somente após alcançar o Rank 20 de PvP (nível de PvP), as partidas ranqueadas se tornam acessíveis.
Conquista (Conquest): O principal modo de jogo do Guild Wars 2. Nele, as equipes disputam o controle de três pontos em um mapa, e a primeira equipe a atingir 500 pontos vence. O jogo permite diferentes abordagens para alcançar a vitória, seja eliminando inimigos, capturando objetivos ou defendendo pontos.
Stronghold: Um modo menos popular que Conquista, mas se assemelha a jogos estilo MOBA, como League of Legends ou DotA, devido à presença de várias rotas e lacaios que podem ser invocados. Também traz elementos do GvG do Guild Wars 1, pois cada equipe precisa derrubar portões para alcançar o lorde inimigo, e a primeira a derrotá-lo vence.
Deathmatch 2v2 e 3v3: São modos geralmente disponíveis fora das temporadas ranqueadas. Durante essas minitemporadas, que duram cerca de duas semanas, há um sistema de matchmaking específico para o deathmatch.
No modo não ranqueado, você pode formar uma equipe e entrar na fila com até 5 jogadores. No entanto, ao desbloquear o modo ranqueado, será permitido entrar na fila com no máximo 2 jogadores juntos. O acesso ao ranqueado é liberado quando você atinge o Rank 20 de PvP, o que leva, em média, cerca de 54 partidas no modo não ranqueado para ser alcançado.
No ranqueado, você pode competir para melhorar sua classificação e obter recompensas melhores. As temporadas ranqueadas geralmente duram aproximadamente 8 semanas.
Os torneios automatizados exigem que 5 jogadores formem uma equipe para disputar uma série de partidas de Conquista, onde o vencedor é determinado por um sistema de chaves no estilo suíço, seguido por uma fase de eliminação. Nas rodadas suíças, as equipes são colocadas contra outras com taxas de vitória semelhantes ao longo do torneio. As equipes que perdem durante essas rodadas não são eliminadas, mas o sistema de matchmaking levará isso em consideração. Por exemplo, se uma equipe tiver 2 vitórias e 1 derrota, é provável que enfrente outra equipe com o mesmo placar de 2-1. As equipes com as melhores pontuações ao final da última rodada (determinado pelo número de equipes participantes) avançam para uma chave de eliminação simples com 8 equipes, onde as derrotadas serão eliminadas. Essa fase inclui as quartas de final, semifinais e a final.
Os torneios automatizados diários recompensam com mais ouro do que as partidas ranqueadas, além de conceder Pontos de Qualificação (Qualifying Points), que permitem a participação no Torneio Automatizado Mensal. Para entrar no torneio mensal, cada membro da sua equipe deve ter acumulado 100 QP no mês. Este torneio é muito mais competitivo, já que ocorre com menor frequência e oferece recompensas exclusivas para a equipe vencedora.
6º Recompensas
Além da diversão, jogar PvP em Guild Wars 2 oferece recompensas significativas. As Faixas de Recompensa permitem aos jogadores progredirem em recompensas de mapas PvE, substituindo o grind em mapas PvE por partidas de PvP. Elas avançam tanto em partidas ranqueadas quanto não ranqueadas e oferecem skins exclusivas.
No PvP ranqueado, as Pips são o principal meio de obtenção de recompensas. Vencer e ter uma classificação mais alta concede mais pips do que perder ou ter uma classificação inferior. Ao acumular uma certa quantidade de pips, eles são convertidos em ouro e moedas PvP, que podem ser usados para adquirir skins exclusivas, equipamentos ascendentes e até lendários dos comerciantes da liga no Mercado do lobby PvP.
Os “Transmutation Charges” permitem que você altere as skins do seu equipamento armazenadas no seu guarda-roupa. Jogar PvP é a forma mais fácil de obter essas charges, já que elas são recompensadas com frequência nas faixas de recompensa. Com uma quantidade razoável de PvP, você nunca precisará gastar dinheiro na gemstore para adquiri-las.
Para os jogadores mais competitivos, a classificação ranqueada oferece títulos específicos ao alcançar um determinado rank no final da temporada. Além disso, você pode trabalhar para conquistar equipamentos lendários, que possuem potencial de troca de atributos, útil em outros modos de jogo, além de apresentarem uma skin única.
7º Interface do usuário (PvP)
8º Combate em Downed State (Caído)
Ao estar em estado de derrubado, a habilidade 1 causa dano à distância em todas as classes. Use-a para pressionar seu oponente, ajudando sua equipe a obter uma vantagem, mesmo que você não consiga ser revivido. Evite continuar usando essa habilidade se suspeitar que um jogador inimigo tentará se esconder e reviver você, pois isso revelará sua posição e alertará o inimigo.
A habilidade 4 serve para se bandagear. Ela cura lentamente, mas pode ser interrompida por qualquer dano recebido. Utilize essa habilidade apenas se tiver certeza de que não há inimigos por perto; caso contrário, você poderá permanecer em estado de derrubado por mais tempo. Em muitos casos, é melhor deixar-se sangrar, pois você renascerá mais rápido, o que é uma posição mais controlável. No entanto, se sua equipe estiver próxima e você acreditar que podem revivê-lo, use a bandagem para auxiliá-los.
Deixar inimigos em estado de derrubado pode ser vantajoso, pois você controla melhor a situação, e eliminá-los os fará renascer mais rapidamente. Cuidado para não ser excessivamente ganancioso; se um inimigo puder revivê-los, você poderá ser severamente punido. Sangrar inimigos é arriscado se você não tiver certeza da situação ou da posição de outros inimigos. Consulte o mapa se estiver sangrando inimigos. Se ainda estiver em dúvida após verificar o mapa, jogue de forma segura eliminando ou causando dano (cleaving) nos corpos derrubados antes de seguir em frente.
As habilidades 2 e 3 variam por classe. Geralmente, a habilidade 2 ajuda você a sobreviver por mais tempo e evita eliminações. Ela pode causar controle de multidão (CC), interrompendo inimigos que tentam eliminá-lo ou causar dano, permitindo que seus aliados o revivam, ou pode movê-lo, dificultando que os inimigos o eliminem ou o colocando em uma posição mais segura para ser revivido.
A habilidade 3 não está imediatamente disponível quando você fica derrubado; leva 8 segundos para ser ativada. Essas habilidades podem variar amplamente com base na classe. Consulte os guias de confrontos de classes específicos para aprender a lidar com cada classe em estado de derrubado.
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Crédito: GuildJen – Parte do conteúdo foi traduzido e adaptado para facilitar a compreensão em nosso idioma. Agradecimentos ao Vallun.